Cartão Prato Cheio é um novo programa destinado a famílias de baixa renda que são acompanhadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O cartão é um benefício que será pago para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. É uma forma de ajudar as pessoas que devido a pandemia se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Cartão Prato Cheio
O cartão é liberado com função de débito, para que as famílias assistidas consigam realizar compras de alimentos em estabelecimentos como mercados e demais locais que vendem alimentos.
O benefício do cartão prato cheio é de caráter emergencial, isto é, realizado de forma rápida e concedido durante um tempo limite. Portanto, as famílias que receberem o cartão terão direito ao benefício durante 3 meses.
Lembrando que durante os três meses, a família receberá um valor de R$ 250,00 por mês, totalizando assim R$ 750,00 nos três meses totais.
Um dos requisitos para receber o benefício é já ter passado por um atendimento do CRAS (Centro de Referência Social). Outro requisito é ter renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo.
Como solicitar o cartão prato cheio?
Para solicitar o cartão prato cheio é necessário um cadastro junto a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Após o cadastro, a equipe avaliará os pré-requisitos para confirmar se a família possui direito ao benefício social.
Como retirar o cartão prato cheio?
Após o cadastro finalizado e a resposta positiva sobre seu recebimento do cartão preto cheio, você poderá retirar o cartão.
Para fazer a retirada do cartão é necessário ficar atendo a agência cadastrada no seu registro. Geralmente será agência mais próxima ao seu endereço de cadastro.
É necessário comparecer à agência portando os documentos de identidade com foto e CPF. Para desbloquear o cartão e poder fazer as compras é necessário fazer, diretamente no banco, ou então ligar na Central de Atendimento do Cartão.
Agenda de Entrega dos Cartões
Para retirar o cartão na agência é necessário seguir a ordem de entrega com base nas iniciais dos nomes. Confira abaixo:
A a D – Segunda;
E a I – Terça;
J a L – Quarta;
M a O – Quinta;
P a Z – Sexta;
Qual a prioridade para recebimento dos valores?
O programa prato cheio foi criado para auxiliar todas as famílias necessitadas neste momento tão difícil. Entretanto, há uma prioridade para recebimento dos valores.
Essa prioridade segue um critério que norteia a entrega dos recursos para as famílias. Confira abaixo:
- Famílias chefiadas por mães solteiras, que possuem crianças de 0 a 6 anos;
- Depois famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade;
- Famílias que contém pessoas com deficiência de algum tipo;
- Famílias com idosos acima de 65 anos;
- População Moradora de Rua;
Portanto, o cartão prato cheio veio para ajudar as famílias que estão passando por dificuldades financeiras e por consequência alimentícias, por falta de dinheiro na compra de alimentos básicos.
Se você está com dificuldades, e não faz parte do grupo que pode receber esse auxílio, procure ajuda no CRAS da sua cidade ou na prefeitura.
Eu estou precisando pra comprar comprar alimentos pros meus filhos
Que bom , é muito bem vinda a ajuda
Queria tanto que o meu viesse,nem bolsa família não recebo,pra comprar alimentos pro meus filhos, tenho três crianças em casa.
isso vai ser uma ajuda
Muito bom