Últimas notícias do dia

12 Coisas que você faz e não sabe que entristecem seu cachorro

1

Aqui vai uma pergunta para quem tem cachorro: você sempre sabe dizer se o seu amiguinho está feliz né? Geralmente o rabinho fica inquieto, eles ficam empolgados, os latidos são brincalhões e isso já fala por si só.

Mas não é tão fácil identificar quando o seu cachorro está triste ou depressivo. Hoje vamos apontar os motivos mais comuns que podem entristecer seu cãozinho:

12 Coisas que podem entristecer seu cachorro:

cachorro

12- Você não define uma rotina diária e regras para o seu cão

Seu cachorro tem um relógio biológico e por isso é tão importante ter uma rotina. Os cães querem e até precisam seguir regras. A consistência faz o mundo ser previsível para eles trazendo mais confiança e menos estresse.

Alimentá-los, adestra-los e passear com eles no mesmo horário todos os dias cria uma rotina diária, onde você deve incluir um tempo de qualidade com seu pet.

Como sentar perto um do outro, e assistir a TV de vez em quando, você pode até deixar o seu cachorro escolher os programas para assistirem juntos nesse período!

Depois de iniciar essa rotina diária, você perceberá que o seu cachorro vai ficar mais alegre, amigo, companheiro e compreensível com você.

11- Só você gosta de por roupas no seu cão, e ele não

cachorro

Se você não acostumou seu cachorrinho a usar roupas desde que era um filhote será difícil ele gostar desse hábito na fase adulta. Tudo bem colocar um suéter ou casaco no seu cachorro quando forem passear, se você tiver uma raça de pequeno porte, ou de pelos curtos.

Mas se você tiver um Husky Siberiano, por exemplo, ou outra raça que tem uma camada grossa de pelos, não precisa se preocupar com roupas mesmo no frio.

Outra coisa são chapéus e acessórios: eles são desconfortáveis quando seu cãozinho, que gosta de se sentir flexível e ficar a vontade, se movimentar. Use com moderação. Quem sabe apenas para fazer aquela fotinho e depois deixe seu amiguinho ficar feliz nu como veio ao mundo!

10- Você usa mais palavras do que gestos

Em 2018 um grupo de veterinários da Itália fez um estudo significativo sobre a relação da nossa comunicação com os cachorros. Com mais de 30 mil anos vivendo com humanos, os cães adquiriram certas habilidades comunicativas para entender seus donos.

Eles entendem comandos básicos como: passear, petisco, brinquedo, e coisas do tipo, mas ainda não falam a língua humana. Eles observam sua linguagem corporal para tentar descobrir como você se sente, ou no que você está pensando, mas às vezes você pode confundi-los como, por exemplo, quando diz para seu cãozinho ficar quieto e se inclina em direção a ele ficando com a mão para frente.

Ele fica chateado, pois não sabe se você quer que ele fique quieto ou se quer que ele se aproxime. Por isso é ideal se comunicar mais usando gestos quando precisar dar algum comando ao invés de ficar tagarelando com ele.

9- Você provoca algumas situações que o ofende

Você já respondeu aos latidos de um cachorro latindo de volta? Ou já mostrou um petisco para um cachorro e depois escondeu ou comeu ele (se não for comida de cachorro claro)? Já né! Lembre-se de uma coisa: o que é engraçado para um humano pode ser doloroso e ofensivo para um animal.

Esse tipo de comportamento não vai favorecer o entendimento mútuo entre vocês e pode causar comportamentos obsessivos compulsivos, bem como outros problemas.

8- Você puxa a coleira do seu cachorro

cachorro

Seu cachorro pode não só ler a sua linguagem corporal, mas também os níveis de tensão da coleira quando você puxa. Isso pode demonstrar para ele o quanto você está tenso, nervoso ou em alerta, gerando estresse para ele.

Mas isso não é motivo para deixar seu cão te arrastar para onde ele quiser. Se o seu Pet não estiver te obedecendo, pare pois aí que a coleira afrouxar, ele vai olhar para você e vai te dar atenção. Não se esqueça de levar petiscos para incentivá-lo a ter um bom comportamento.

Uma coleira curta demais também faz o animal ficar irritado. Se você leva seu cão para passear com uma coleira comprida, ele entende que tudo está sob controle e que não há perigo algum, assim fica até mais fácil passear com seu cãozinho.

Deixe seu cachorro farejar tudo ao redor dele, pois os cheiros impactam no comportamento canino e até no seu bem-estar. Para um cachorro o passeio não é só um momento de descontração, é também uma oportunidade de conhecer o território que os cerca.

Muitas vezes os cães gostam de deixar alguma informação em uma parede ou árvore, fazendo xixi, isso é tipo o Facebook o primeiro cachorro deixa um post e os outros comentam nele: é por isso que seu Pet vai ficar chateado se você impedir de se aproximar das árvores e do meio-fio o tempo todo.

7- Você não leva a sério o medo que o seu cachorro tem do banho

As maiorias dos cães adoram nadar no mar aberto, pois isso faz eles se sentirem livres. Porém até as raças que adoram nadar em lagos, pular em poças, e se molhar nos irrigadores de jardim podem odiar tomar banho.

Os cães não gostam do barulho que a água corrente faz, nem da superfície escorregadia. Então se quiser diminuir o estresse do seu amiguinho coloque um tapete antiderrapante no fundo da banheira, ou no piso que ele toma banho. Após o banho você pode dar petiscos para ele e elogiar seu bom comportamento.

6- Você abraça seu cachorro

É natural para os humanos demonstrar carinho envolvendo seus braços no corpo de outra pessoa. Mas os cães não têm braços, então usam formas diferentes para demonstrar amor e apoio. Imagine uma criatura com 3 ou 10 vezes o seu tamanho se aproximando de você e o sufocando?

Muitos cães aceitam isso, principalmente raças tradicionais como o Golden Retriever, mas, muitos cachorros se sentem ameaçados e desconfortáveis quando você os abraça. Sinais típicos de raças que podem se sentir incomodadas são: orelhas viradas para trás, lamber os beiços, bocejar ou tentar fugir.

5- Você grita com seu cachorro

Os cães têm medo de barulhos altos e não entendem o que você quer quando grita. Se estiver insatisfeito com o comportamento do seu cachorro faça alguma pose ou uma expressão facial de descontentamento.

Se o seu cachorrinho ainda não está bem treinado o suficiente para esperar pelo passeio e fizer xixi no chão, gritar com ele só vai piorar as coisas. Se você o castigar fisicamente ou gritar, ele não ficará mais adestrado, isso só irá fazê-lo ficar com medo de você e é bem provável que ele faça as mesmas coisas quando não estiver por perto.

Os cachorros sempre sabem quando uma pessoa está com raiva e ficam hesitantes em fazer o que tal pessoa pede a eles.

4- Você não brinca o suficiente com seu cachorro

Se você não tem muito tempo para brincar com seu amiguinho, prepare-se para se deparar com muitas coisas destruídas quando voltar para casa. Seu pet precisa liberar a energia, e se não puder ajuda-lo nisso, ele encontrará seus próprios meios e você não vai gostar nada deles.

Brincar com seu cachorro é muito importante, atividades como correr ajuda a desenvolver a histamina física do seu cão, já brincar de pique-esconde, por exemplo, ajuda ele a ficar mais inteligente.

3- Você deixa seu cachorro sozinho

cachorro

Um cachorro brincando sozinho não é um sinal de que ele está feliz, pelo contrário isso pode mostrar o quanto entediado ele está, e é praticamente um pedido de socorro. Brincar junto com seu cão é uma ótima forma de estreitar os laços entre vocês.

Os cães são animais sociais que não gostam de ficar sozinhos, claro que não dá para passar o tempo todo com seu cachorro, bem que você queria, mas dá para diminuir os níveis de ansiedade dele passando o máximo de tempo possível com ele quando estiver em casa.

Tenha um cronograma para que ele saiba a hora que você vai sair de casa e quando vai voltar, e não se esqueça de deixar brinquedos diferentes para que seu cachorro possa se entreter enquanto você estiver fora.

2- Você deixa estranhos afagarem seu cachorro

Se um estranho chegar perto do seu cachorro e tentar afagar ele dizendo que é fofinho, a melhor coisa que você pode fazer é agradecer o elogio e pedir educadamente para que não se aproxime. Se você deixar todo mundo pegar no seu cachorro, você vai torna-lo estressado e deixará de ser um líder aos olhos dele.

Quando dizemos estranhos, não se refere somente a humanos, mas também a outros cães. Alguns donos adoram forçar encontro entre seus cachorros nos parques.

Agora pensa: você sai por aí tentando fazer amizade com todo mundo que vê na rua? Se a sua resposta é não porque do seu cachorro seria sim?

1-Você está deprimido

cachorro

Se você perceber que seu cachorrinho está triste, preste atenção no seu próprio estado de espírito. Seu cãozinho sente o seu humor, e se você se sente mal ele pode ficar deprimido também. A depressão não é contagiosa, mas quando você se sente para baixo, acaba prestando menos atenção ao seu animal de estimação, ou interage com ele com menos entusiasmo.

Seu cãozinho pode até melhorar seu humor, mas você também tem que se esforçar para se sentir melhor. Junte o resto de coragem que você ainda tem e saia para passear com seu cachorro ou brincar com ele no parque

Agora é sua vez como você se comporta quando vê que seu cachorro está chateado? Conte para nós. E que tal passar um tempo de qualidade com seu amiguinho peludo agora?

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vera
Vera
2 anos atrás

Interecada no imprego