Últimas notícias do dia

Como aumentar a imunidade do organismo para combater gripes e resfriados?

0

A nossa imunidade é responsável por fazer com que nosso corpo consiga se defender de organismos chamados como invasores no nosso corpo. O nosso sistema imunológico trabalha como um bloqueio desses vírus, bactérias ou fungos, que muitas vezes causam doenças e infecções.

Você já deve ter notado que muitas pessoas possuem uma boa imunidade, que são dificilmente impactados por gripes ou doenças. Mas o que estas pessoas fazem de diferente de você?

A resposta para esta pergunta pode ser muito diversa, até por que nós, seres humanos apesar de sermos parecidos, somos muito diferentes, e isso também vale para nossa constituição corporal, física e orgânica.

Há pessoas que sempre tiveram uma boa imunidade, quase que nunca pegaram uma doença. Enquanto outras, parecem ser alvo de doenças.

Uma fator que pode mudar e muito nessa questão é a imunidade. Conforme já falamos anteriormente, ela tem o poder de bloquear coisas inóspitas ao organismo que podem trazer doenças.

Como melhorar minha imunidade?

Mas já parou para pensar como é constituído a imunidade? Se você pensou na palavra saudável, exercícios e outras, acertou e muito! Manter uma dieta saudável, praticar exercícios e se cuidar de uma forma geral, é muito importante!

Outro ponto é ter em mente que nosso organismo é alimentado por aquilo que comemos, seja positivamente ou negativamente. Por isso comer bem, de forma saudável ajuda e muito na criação de uma imunidade inabalável.

Mais quais alimentos que ajudam a aumentar minha imunidade? Confira abaixo a listagem:

1 – Frutas ricas em vitamina C

imunidade

As frutas em si, são ótimos alimentos que regulam e muito nosso organismo, no que diz respeito ao funcionamento. Mas não é apenas isso.

As frutas possuem ótimas vitaminas e minerais que são ótimos para aumentar nossa imunidade. Uma delas é a vitamina C, que geralmente é encontrada em frutas cítricas.

Frutas como laranja, kiwi, tomate, acerola e outras são ricas nessa vitamina, que possui um antioxidante que aumenta a resistência do nosso organismo.

2 – Alimentos ricos em zinco

Alguns alimentos possuem uma alta riqueza em zinco, e o zinco é um nutriente que faz um forte combate a resfriados.

Alimentos como carne, cereais integrais, sementes e leguminosas (lentilha, feijão, ervilha e grão de bico por exemplo), castanhas e outros alimentos como estes são muito bons para aumentar a imunidade.

3 – Tomate

Outro alimento que é combatente direto de doenças, como as cardiovasculares, por exemplo, o tomate é um alimento riquíssimo e que pode ser utilizado para aumentar a imunidade.

O tomate tem o poder de remover radicais livres do nosso organismo, esses radicais livres, aceleram o envelhecimento da célula e deixam o corpo mais apto a receber doenças. Então o tomate remove essa possibilidade.

4 – Vegetais com tom verde escuro

Você já deve ter ouvido sua mãe falar para comer vegetais com tons escuros. Mas por que esses vegetais? Eles são ricos em ácido fólico, que é um nutriente que auxilia na criação de glóbulos brancos.

Brócolis, couve, espinafre, chicória, almeirão, agrião, acelga, espinafre, couve de bruxelas, são alguns destes vegetais que podem ajudar seu organismo a ficar mais imune.

Os glóbulos brancos, responsáveis na defesa do organismo, podem ser gerados através da ingestão de outros alimentos como feijão, cogumelos, e carne de fígado, por exemplo.

5 – Antioxidantes

Alimentos que são fontes de antioxidantes são um excelente aliado no combate de doenças e na criação de uma barreira de imunidade.

Castanha-do-Pará, cogumelos, por exemplo contém selênio, um forte antioxidante que assim como o tomate, combate radicais livres.

6 – Oleaginosas

Sementes e oleaginosas como nozes, castanhas, óleos vegetais ( de gérmen de trigo, de milho, de canola e de girassol) são ricos em zinco e vitamina E.

Esses alimentos são muito bons principalmente para as pessoas de faixa etária mais alta, onde o processo natural do corpo em relação a imunidade começa a fazer uma regressão, diminuindo essa imunidade.

Estes alimentos, por outro lado, aumentam a imunidade e agem no combate dessa diminuição da atividade de imunização do corpo, que ocorre por conta da idade.

7 – Ômega 3

Outro componente de extrema importância para um bom funcionamento do nosso organismo, e na produção de uma boa imunidade contra doenças.

O ômega 3, que pode ser encontrado em peixes, e em azeites, ajuda as artérias permanecerem longe de inflamações. Por isso, procure ingerir mais esse complemento, que ele faz muito bem para a saúde!

8 – Pimenta

imunidade

Na pimenta encontramos uma fonte de betacaroneto, que é uma substância que transforma em vitamina A.

Esta vitamina A, é uma das vitaminas que protege nosso organismo de infecções e outras doenças.

9 – Óleo de coco

O óleo de coco possui ácido láurico e ácido cáprico, que tem como uma das suas propriedades, modular o sistema de imunização do nosso organismo.

Essa modulação age contra os fungos, vírus e bactérias que possam surgir em nosso corpo. Além disso, de forma indireta ele trabalha na melhora do intestino, fazendo com que o mesmo elimine bactérias ruins.

10 – Gengibre

Você já deve ter ouvido falar por aí que o gengibre é um aliado a vários problemas de saúde. Na cultura popular ele é utilizado de diversas formas neste sentido.

O gengibre é rico em vitaminas, como a C e a B6. Além disso, ele possui uma ação bactericida, que por exemplo ajuda a tratar inflamações de garganta, e outras.

11 – Iogurte

Muitos iogurtes possuem microorganismos, como os probióticos, que são combatentes diretos de bactérias, e fazem o serviço de expulsar essas bactérias ruins do corpo.

O intestino estando saudável, trabalha de uma forma melhor, separando o que é bom, e expulsando o que é ruim.

12 – Cebola

Mais um alimento poderoso! A cebola possui uma riqueza grande em substâncias que são antivirais, antiparasitas, antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.

Algumas destas substâncias da cebola, são a alcina que além de fazer tudo o que citamos acima, ajuda a reduzir e muito o risco de alguns tipos de câncer.

Este é um dos motivos que a cebola é um ótimo remédio para gripes, resfriados e infecções.

13 – Alho

Já dizia o chef: “uma comida sem tempero não é comida”. E neste quesito o alho é um dos protagonistas no prato de todos. Mas o que muitos não sabem é que o alho ajuda a diluir o muco dos pulmões, reduzindo tosses e bronquite.

O alho é rico em vitaminas com a A, C e E. É um ótimo aliado para fortalecer e muito nossa imunidade.

14 – Própolis

imunidade

Você já deve ter utilizado o própolis em algum momento da vida em que estava resfriado, gripado ou com algum sintoma de gripe.

Isso por que ele possui proteínas e compostos que ajudam o nossos sistema de imunidade a ficar “de pé”. Ele ativa a imunidade, fazendo estimulações em receptores e na produção de citocinas.

15 – Geleia Real

Um alimento com muitos nutrientes, que ao ser consumido em jejum, aumenta a imunidade do nosso organismo. Isso por que a geleia real é riquíssima em vitaminas, mais precisamente a C e B.

Além disso, ela contém fitoquímicos e antioxidantes que também ajudam e muito na construção de uma barreira de imunidade.

Estes são apenas alguns dos alimentos que podemos ingerir para aumentar nossa imunidade e impedir que doenças nos ataquem, ou que pelo menos, quando formos pegos por uma virose, gripe ou resfriado, que o impacto seja menor, e mais curto.

Mas além desses alimentos, você deve regularmente fazer exercícios e fazer exames médicos para constatar sempre como anda sua saúde. Certo? Boa vida para você! Cuide-se!

 

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments