Últimas notícias do dia

O jeito certo de lavar as mãos pode reduzir o risco de contágio do coronavírus

0

Lavar as mãos virou muito mais do que um hábito de saúde, mas sim um ato de prevenção e minimização de riscos ao contágio do novo coronavírus.

O que antes parecia muito mais um hábito de saúde que era seguido ora sim, ora não, passou a fazer parte e com uma frequência quase colossal da vida das pessoas em todo o mundo.

Lavar as mãos pode salvar vidas, pode impedir que o contágio pelo covid-19 chegue até você e consequentemente que você leve-o para outras pessoas, em caso de estar infectado também.

O covid-19 criou novos hábitos

lavar as mãos

Tudo começou em meados de dezembro de 19, onde surgiu na China, o primeiro caso de pessoa infectada pelo coronavírus, o covid-19. De lá para cá o nosso mundo mudou e muito. Após alguns estudos e análises sobre o novo vírus, foram constatadas algumas peculiaridades do mesmo.

Isso fez com que rapidamente o mundo todo tivesse que se adaptar e criar novos hábitos para evitar mais ainda o contágio. Diversas ações já foram tomadas, e cada dia que passa, sente-se a necessidade de mudar mais ainda alguns hábitos.

Países do mundo inteiro adotaram medidas de segurança para conter a proliferação do novo coronavírus. Medidas de cunho governamentais, toques de recolher, proibição de voos, fechamento de fronteiras e muitas outras medidas.

Um dos hábitos, não tão novos assim, é o de lavar as mãos. Porém esse hábito foi atualizado, devido a pandemia de coronavírus. O fato de se tratar de um vírus que pode ser passado através do contato (aperto de mão, contato com superfícies onde o vírus esteja, entre outras), faz com que dobremos os cuidados no que se diz as nossas mãos.

É através das mãos que colocamos a mão no rosto mais de 3 mil vezes durante um dia, colocamos as mãos na boca, no nariz, coçamos os olhos. E através desses simples toques de uma mão “contaminada” pelo vírus, pode nos levar a se contaminar também.

Como lavar as mãos corretamente para evitar o contágio?

lavar as mãos

Como já contamos anteriormente, o hábito ou exercício de lavar as mãos teve que sofrer uma evolução para que esse ato seja feita da forma correta. Antes do vírus, lavávamos as mãos de forma muito rápida e ineficiente.

Após os especialistas entenderem a importância de lavar as mãos para evitar a propagação do vírus, mudamos isso. Agora lavamos as mãos de forma lenta e bem lavada. Esfregamos bem todos os componentes das mãos com água e sabão (sabonete, detergente, sabonete líquido).

Outra coisa que foi, digamos assim, “acrescentada” nessa história de lavar as mãos, foi o álcool em gel. Ele está sendo um forte aliado no combate ao coronavírus. Isso por que o álcool em gel 70% cria uma barreira e impede que o vírus entre em contato com o local onde você passou.

O álcool gel se tornou um item de sobrevivência muito necessário, e pelo mesmo motivo está em escassez em diversos lugares: mercados, hipermercados, farmácias e grandes atacados já estão sentindo a falta do produto.

Muito utilizado em hospitais, ele foi pauta de conversas entre gestores e governadores, para que o produto não acabasse na linha de frente do combate ao coronavírus, hospitais e locais de saúde onde são tão necessários.

Pensando nisso, uma empresa, a AMBEV, que produz cervejas, e outras bebidas, resolveu criar e distribuir para hospitais o álcool em gel. VOCÊ PODE LER A MATÉRIA COMPLETA AQUI

Lavar as mãos:  1º passo

O primeiro passo para lavar as mãos é muito simples. Abra a torneira e com a água corrente, molhe bem as mãos, evitando encostar na pia. Lembre-se que é importante molhar bem a mão, ambos os lados, entre os dedos e nas unhas. Deixe a mão bem molhada mesmo.

Lavar as mãos: 2º passo

Após molhar bem as mãos, aplique na palma da mão, em forma de concha uma quantidade suficiente de sabonete líquido, ou no caso do sabonete em barra, passe-o por toda a mão.

Lavar as mãos : 3º passo

Agora com o sabão nas mãos, ensaboe a palma das mãos, friccionando-as entre si. Repita o processo por 20 segundos, esfregando as mãos.

Lavar as mãos: 4º passo

Agora você terá que esfregar a palma da mão no dorso da mão, entrelaçando os dedos e repetindo o movimento entre as duas mãos, variando entre esquerda e direita.

Lavar as mãos: 5º passo

É hora de entrelaçar os dedos e friccionar entre eles, só que mão sobre mão, palma contra palma. Esfregue bem, por aproximadamente 10 segundos.

Lavar as mãos: 6º passo

Estamos quase lá! Agora esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão contrária. E repita no vice-versa, segurando os dedos com movimento de vai-e-vem.

Lavar as mãos: 7º passo

Chegou a vez do polegar! Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, e vice-versa, utilizando um movimento circular.

Lavar as mãos: 8º passo

Vamos para as pontas dos dedos agora! Friccione as polpas digitais e unhas da mão contra a palma da mão. Use a palma da mão em forma de concha, e faça movimento circulares! Repita o processo com a outra mão.

Lavar as mãos: 9º passo

Os punhos também fazem parte das mãos, e precisam ser higienizados também! Com uma das mão, esfregue o punho da outra mão, utilize movimentos circulares e repita o processo na outra mão.

Lavar as mãos: 10º passo

É hora de enxaguar as mãos! Retire todo o sabão ainda contido na mão. Evite contato com a pia e enxague as mãos virando-as para cima, para que os resíduos caiam para baixo.

Lavar as mãos: 11º passo

Seque bem as mãos com uma toalha ou papel toalha descartável. Pronto! Mãos limpas e higienizadas agora!

Agora você já sabe como lavar as mãos pode salvar sua vida! Cultive esse hábito da forma correta e previna essa e outras doenças!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments