Últimas notícias do dia

Coronavírus no Brasil: nível de alerta subiu no país

0

Coronavírus no Brasil: nível de alerta aumentou no país. Saiba mais

coronavírus no brasil

O novo vírus que surgiu recentemente na China, vem trazendo um certo pânico nas pessoas que ainda não possuem a devida informação sobre o que o vírus pode causar nas pessoas.

O nível de alerta aumentou recentemente no país e com ele o número de suspeitas também subiu e rápido. Sejam pessoas que tiveram o contato direto com o vírus, por conta de uma viagem a China, ou pelo contato com pessoas que estiveram próximos a região contaminada pelo vírus.

O coronavírus no brasil veio como uma espécie de suspeita, que primeiramente surgiu em Minas Gerais, este caso foi tratado primeiramente com sigilo e com muito cuidado pelo Ministério da Saúde do País. O foco era fazer os exames devidos na pessoa que estava com a suspeita, para entender do que se tratavam os sintomas que levaram os profissionais a suspeitar do coronavírus.

Como chegou o Coronavírus no Brasil?

Muitas pessoas se fizeram a mesma pergunta, como podemos a tão pouco tempo já termos suspeitas do coronavírus no brasil? A pergunta tem uma explicação lógica. Até por que o vírus pode ser passado facilmente de ser humano a ser humano, sem a menor dificuldade.

Outro ponto é que as pessoas que estavam na China, viajaram não só para o Brasil, como para outros países, como mencionamos no texto de ontem, (LEIA AQUI). E levaram consigo, o vírus que portaram na China.

O Coronavírus no Brasil chegou em forma de suspeitas apenas, e já há casos sendo avaliados em diversos estados brasileiros, onde o quadro clínico da pessoa em questão aponta aos sintomas apontados por especialistas de serem de pessoas portadoras do vírus.

Porém, conforme as autoridades brasileiras afirmaram recentemente, não há ainda motivo para criar pânico, visto que os casos de suspeitas estão sendo analisados e avaliados por especialistas em infectologia e em saúde.

Características do vírus: capacidade alta de contágio e baixa letalidade

coronavírus no brasil

Todos os vírus possuam características distintas que fazem com que estas características influenciem na classificação de risco das pessoas envolvidas na propagação do vírus.

Com o Coronavírus no Brasil, não poderia ser diferente, a classificação do vírus foi feita por especialistas e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que classificaram o vírus com uma alta capacidade de contágio, por ser facilmente transmitida de um ser humano a outro, e ser contagiada através da respiração, por exemplo.

E outra característica do vírus que vem se mostrando nos últimos tempos, é a baixa letalidade. Apesar do número gigantesco de pessoas já contaminadas, a taxa de letalidade é ligeiramente baixa em relação ao número de contágio.

Saída de brasileiros da China

Segundo informações, as autoridades Chinesas estariam ainda evitando a saída de estrangeiros da área de risco de vírus. Porém autoridades de outros países estariam solicitando que seus conterrâneos pudessem voltar para seu país de origem.

O brasil e a embaixada brasileira foram questionados diversas vezes sobre o retorno de brasileiros ao Brasil. Porém seguindo protocolos da China, a embaixada foi impedida de trazer num primeiro momento brasileiros que estão na China.

Outro porém, é ao que se refere a vontade do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Em entrevista ele sinalizou ser contrário a repatriação de brasileiros que estão na China, sinalizando que seria um mau negócio trazer uma família e colocar em perigo diversas outras aqui no Brasil por esta.

Site monitora em tempo real o vírus

coronavírus no brasil

Como a velocidade do coronavírus vem se mostrando grande, e com isso deixando muitas pessoas preocupadas ao redor do mundo, especialistas do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade de Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram uma plataforma online onde é possível monitorar como o vírus está se espalhando pelo mundo.

Os dados são gerados e colocados em uma espécie de gráfico com mapeamento, mostrando por exemplo as localidades onde há a confirmação do vírus. Este projeto foi lançado recentemente e milhares de pessoas já estão acessando para encontrar informações precisas sobre a propagação do vírus.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), é responsável pelas informações em tempo real, e os desenvolvedores colocam as informações online, para que mais pessoas consigam acesso a estas informações.

CLIQUE AQUI E ACESSE O MONITORAMENTO ONLINE

Dicas de Prevenção ao vírus

Apesar de os casos ainda não serem confirmados pelo ministério da saúde brasileira, é importante estar a atento as formas de prevenção que podem lhe salvar numa eventual contaminação. Por isto, siga atentamente as dicas abaixo:

  • Cubra nariz ao espirrar, e a boca ao tossir;
  • Evite usar lenço convencional na higiene nasal, prefira lenço descartável;
  • Evite também tocar nas partes sensíveis ao vírus, como na região dos olhos, nariz e boca;
  • Lave muito bem as mãos, com água e sabão, se possível, utilize algo a base de álcool;
  • Limpe com frequência os ambientes onde você frequenta e mantenha-o ventilado;
  • Não compartilhe seus objetos de uso pessoal, ou objetos de uso contínuo, como celulares, por exemplo;
  • Evite contato com pessoas doentes

Números do Coronavírus no Brasil

Até o momento os números do coronavírus no Brasil, não são alarmantes, mas vale apena ficar atento e informado quanto a doença. Até então o Brasil possui 9 casos suspeitos e 33 notificações sobre o vírus.

Veja abaixo os números:

  • 9 casos suspeitos (sem confirmação até o presente momento)
  • 4 casos já foram descartados
  • 20 casos foram excluídos
  • Foram feitas 33 notificações a respeito do vírus
  • 0 casos prováveis e confirmados

Apesar da numeração ser favorável até certo ponto, devemos manter atenção, e não esquecer as dicas de prevenção contra o coronavírus no Brasil. Por isso se você sentir alguns destes sintomas mencionados no nosso texto anterior (Clique aqui), procure imediatamente uma unidade básica de saúde e relate seu quadro ao médico presente.

Passe estas e outras informações sobre o vírus para demais pessoas para que isso possa ajudar a salvar vidas!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments