Últimas notícias do dia

40 Fatos surpreendentes sobre os gatos que te farão amá-los mais ainda!

0

Você sabia que os gatos se cumprimentam tocando os narizes? Ou que eles conseguem girar suas orelhas em 180 graus? Estes não são os únicos fatos surpreendentes sobre felinos que você desconheça. Separamos uma lista de curiosidades que você nem desconfia sobre eles.

gatos

Veja 40 fatos sobre os gatos para amá-los cada vez mais:

1- Os felinos foram domesticados há cerca de quatro mil anos! Antes disso, eles estavam entre os caçadores mais temidos por diversas espécies!

2- Um gato precisa interagir com humanos a partir das duas semanas de idade para que possa ser sociável com as pessoas. Depois disso, você ainda tem um tempo até que ele tenha cerca de 16 semanas de vida. Mas se passar desse período é quase impossível domesticá-lo.

gatos

3- Um grupo de gatinhos é frequentemente chamado de ninhada, enquanto uma junção de gatos adultos leva o nome de cambada. Em alguns lugares uma gata é conhecida como rainha e o macho como Tom;

4- Os roncos e miados de seu bichano são apenas uma pequena parte de suas habilidades vocais. Na verdade os gatos podem fazer até 100 sons diferentes!

5- A propósito, gatos só miam com humanos! Com outros animais eles sibilam, cospem e ronronam, mas nunca miam. Os felinos também tendem a se cumprimentar tocando os narizes.

6- Quando se trata do desenvolvimento de um gato, o primeiro ano de vida equivale aos primeiros 15 anos humanos. Quando o animal faz 2 anos é como se fossem 25 anos humanos, e após o terceiro ano de vida, ele chega a idade que todos nós conhecemos: a cada um ano de gato equivale a 7 anos humanos.

7- O problema da acne é bastante comum entre os gatos. Eles geralmente acabam desenvolvendo cravos em seus queixos. o que é amplamente conhecido como acne felina.

8- Como os gatos basicamente evoluíram como animais do deserto, eles podem lidar com o calor muito bem. Ainda assim, se eles sentem calor ou ficam assustados, eles suam através de suas patas.

9- A maioria dos gatos tendem a passar cerca de dois terços do seu dia dormindo, então da média de 9 anos de vida, desses os felinos ficam acordados apenas um total de cerca de 3 anos. Os bichanos também gastam cerca de um terço do tempo acordado, se limpando.

10- O olfato de um gato é realmente excelente! Aproximadamente 14 vezes melhor do que a média humana.

11- Uma das razões pelas quais os gatos se limpam com tanta frequência, é para remover o seu cheiro. Quando seu gato se esfrega em você do nariz ao rabo, ele quer marca-lo como uma propriedade dele, no entanto, o seu amigo peludo também leva o seu cheiro, o que normalmente ele remove logo depois.

12- Os gatos não são grandes fãs de doces, simplesmente porque eles não conseguem sentir esse sabor. Os cientistas acreditam que isso acontece devido a uma mutação em seu principal receptor de gostos.

13- Os gatos têm estômago bastante sensível, por isso é preciso ter muito cuidado com o cardápio do seu amigo peludo. Nunca dê: cebola, alho, tomates verdes, chocolate, uvas, passas, ou leite, que também é uma má ideia, pois prejudica o estômago do seu animalzinho.

14- Os gatos também tem umbigo, mas ele não se parece em nada com o nosso, e é muito difícil de encontrá-lo. Geralmente está localizado cerca de dois terços para baixo da barriga.

15- O seu gato sempre entende quando você diz o nome dele, porém ele decide ignorar. Os especialistas acreditam que isso acontece porque historicamente, esses animais não foram domesticados para ouvir as ordens das pessoas, ao contrário dos cães. Então não, seu amigo peludo não dá a mínima para isso.

16- Enquanto subconscientemente algumas pessoas veem um gato preto como um sinal de má sorte, na Inglaterra, na França e na Ásia, e em muitos outros locais, ele é considerado símbolo de prosperidade e felicidade.

gatos

17- Os bigodes não estão lá para tornar o gato mais fofo. Eles são cobertos por inúmeras células nervosas e vasos sanguíneos, isso ajuda o felino a detectar qualquer mudança em torno dele, e descobrir se pode se encaixar em um determinado espaço já que seus bigodes tem a extensão da largura do corpo.

18- Não importa o tipo de música que você ama, o seu gato provavelmente não suporta esse som. No entanto há algo que seu amigo gostará: um álbum especial que o compositor David Teie criou com junto com cientistas de animais, chamado Música para gatos em tradução livre. Basta tocar algo deste álbum para o seu gato e ver o que acontece.

19- Os gatos têm uma camada reflexiva especial em seus olhos chamada tapetum lucidum. Esta estrutura amplia facilmente a luz recebida e permite que eles enxerguem cerca de seis vezes melhor do que nós no escuro e em lugares com pouca luz. Talvez fosse melhor dizer olho de gato em vez de olho de águia!

21-Um gato chamado Stubbs foi prefeito da pequena cidade de Talkeetna no Alasca por 15 anos. Durante a eleição, ele era um gatinho fofo, e os moradores mais tarde afirmaram que estavam perfeitamente felizes com sua escolha dizendo, que este foi provavelmente, o melhor Prefeito que já tiveram.

21- O coração de um gato bate muito mais rápido do que o nosso. São cerca de 110 a 140 batidas a cada minuto.

22- Uma gatinha malhada chamada Dusty, é conhecida como a grande mãezona de todos os gatos. Durante a fase reprodutiva de sua vida ela deu à luz a 420 filhotinhos. Obviamente você pode encontrar Dusty em uma das edições do Guinness World Records.

23- O córtex cerebral de um gato contém 300 milhões de neurônios. Apenas para comparação: No dos cães são apenas cerca de 160 milhões.

24- Os gatos podem dar à luz a gatinhos gêmeos idênticos Imagine que excesso de fofura? Mas infelizmente isso acontece muito raramente.

25- É do um instinto natural de um gatinho cobrir o cocô dele. Se o seu não faz isso, é a maneira que ele usa para mostrar quem é o verdadeiro chefe da casa.

26- Alguns gatos malhados têm sardas ao redor da boca e até mesmo nas pálpebras.

27- Enquanto nós temos 12 músculos em nossos ouvidos, os gatos têm 32. Claro isso triplica a capacidade auditiva e permite que eles te ouçam pegando a comida favorita deles na geladeira, mesmo que esteja há 5 portas de distância. Esses mesmos músculos também os ajuda a girar suas orelhas em 180 graus.

gatos

28- Em 1963 um gato chamado Félicette foi enviado ao espaço a partir da França. Especialistas franceses implantaram eletrodos em seu cérebro para rastrear todos os seus sinais neurológicos. Felizmente, Félicette sobreviveu à viagem e se tornou o primeiro gato a ir para o espaço.

29- Os gatos geralmente têm cinco dedos em cada uma de suas patas dianteiras e 4 nas traseiras. Ainda assim o número de dedos podem variar. Por exemplo o gato que tinha mais dedos, possuía 8 deles em cada uma de suas patas o que dá 32 no total.

30- Em 2007, uma gatinha tricolor chamada Tama tornou-se responsável pelo local e cumprimentava os passageiros na estação quiche. Nem é preciso dizer que o número de passageiros aumentou em 17% naquele mês e que todo mundo a adorava. A linda dama morreu em 2015 de insuficiência cardíaca quando tinha 16 anos de idade.

31- Os gatos podem facilmente saltar cerca de seis vezes o comprimento do seu próprio corpo. Tudo isso graças aos poderosos músculos de suas patas traseiras que os permitem pularem sobre qualquer superfície que queiram

32- Os gatos têm um QI social mais baixo que os cães. Mas compensam perfeitamente por terem uma melhor memória de longo prazo e pela capacidade de resolverem problemas cognitivos difíceis.

33- Biologicamente o cérebro de um gato é semelhante ao nosso. Nós temos regiões cerebrais quase idênticas que cuidam das nossas emoções. Então há uma chance de você e seu amigo peludo se sentirem da mesma maneira às vezes.

34- Pesquisadores da Universidade de Lincon descobriram que os gatos adoram quando você os toca no rosto, especialmente em torno dos lábios, queixo e bochechas. E eles absolutamente odeiam quando você os acaricia na base de sua cauda, pois isso faz com que se sintam muito desconfortáveis, então não faça isso ok.
35- O gato mais velho de que se tem registro se chamava Creme Puff. Esta belezinha nasceu em 1967 e viveu por 38 anos. É claro que o bichano entrou para uma edição do Guinness World records e ainda é lembrado entre os Amantes de gatos de todos os lugares.

36- Gatos realmente ronronam graças às suas próprias cordas vocais especiais. Trata-se de basicamente um pequeno grupo de ossos finos, localizados entre a base do crânio e a raiz da língua. Quando o animal se sente feliz esses músculos se contraem e criam uma vibração das pregas vocais, as quais chamamos de ronronar.

37- No mundo dos gatos, o conceito de destro ou canhoto também é interessante: a maioria deles é canhota.

38- Os psicólogos dizem que as pessoas que têm gatos são lógicas práticas e introvertidas. E também dizem que os apaixonados por esses felinos contam mais história sobre seus amigos peludos do que os donos de cachorros.

39- Os especialistas confirmam que viver com um gato ajuda aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão. Tudo isso reduz a pressão arterial e protege o corpo de possíveis problemas cardíacos, incluindo derrames.

40- Segundo as estatísticas apenas 24% dos gatinhos que vivem em abrigos são adotados. Talvez seja hora de mudar esse número e arranjar um amigo peludo. Você definitivamente não vai se arrepender de ter um companheiro tão fofo.

Você conhece algum outro fato fascinante sobre os gatos? Conte para a gente!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments