Últimas notícias do dia

Jovem de 21 anos “saudável” morre por coronavírus

0

Uma jovem de 21 anos, morreu com sintomas de coronavírus no Reino Unido. A jovem, mostrava-se uma pessoa saudável, sem doenças ou qualquer outro problema de saúde.

Alerta sobre letalidade do coronavírus

jovem
© Reuters

A morte da jovem ascendeu um alerta para a letalidade do coronavírus. Independente da idade, como vimos, ela pode causar a morte de qualquer pessoa. É por este motivo que profissionais de saúde, especialistas em infectologia vem alertando sobre a gravidade do covid-19.

Chloe Middleton, morreu semana passada, mas a notícia a respeito de sua morte só foi divulgada ontem, dia 25 de março, pelas autoridades britânicas.

As autoridades de saúde, especialistas da área alertaram a preocupação acerca do jovem, que julga-se imune a doença e que por algum motivo, insiste em sair de casa, não se cuidar e com isso colocando sua saúde e a dos demais em risco.

Mas então, o jovem deve se preocupar com o coronavírus?

jovem
Greta Thunberg acredita ter sido infectada pelo coronavírus

Essa é uma discussão que vem sendo levantada a cerca deste assunto. Anteriormente, os alertas principais eram para os grupos de risco, que apresentam algum problema de saúde pré-existentes (independente da idade), e para pessoas mais idosas, onde a imunidade é mais baixa.

No entanto, sabemos que o risco de fatalidade entre pessoas abaixo de 50 anos é extremamente raro, mas isso não tira o fato de que vem acontecendo, e outras pessoas jovens já morreram com o novo coronavírus.

Não quer dizer que por você ser jovem, que você é invencível, ou imune a essa pandemia. Independente da idade devemos tomar cuidado, seguir as orientações das autoridades de saúde mundial e do nosso país.

O melhor remédio para este vírus, até o momento, é a prevenção, o cuidado e a higiene. Além, claro, do distanciamento social, que se fez muito eficiente em outros países que já conseguiram controlar a proliferação do covid-19.

Familiares da jovem arrasados

Familiares da jovem ficaram arrasados com a notícia que chocou a todos: uma jovem saudável, e aparentemente sem doenças pré-existentes, foi contaminada pela covid-19 e veio a falecer. É de chocar que algo assim tenha acontecido.

Em suas redes sociais, os familiares comentaram o caso: “Por favor, pense novamente”, disse a mãe da jovem, Diane Middleton. Sua tia Mistry comentou: “Minha linda sobrinha de 21 anos, faleceu de Covid-19”, e acrescentou, “A realidade deste vírus está apenas se desenrolando diante de nossos olhos”, “Por favor, sigam as diretrizes do governo”.

Na contramão das diretrizes

jovem

O discurso do Presidente da República do Brasil, do Sr. Jair Messias Bolsonaro, foi na contramão das diretrizes adotadas em todos os lugares do mundo. Especialistas de todo o mundo, sugeriram uma quarentena horizontal, em que todas as pessoas se mantém isoladas, independente de idade, ou de estar ou não no grupo de risco.

Porém, Bolsonaro, pediu, em seu discurso, que fossem liberados os jovens que não participam dos grupos de risco, para que voltassem a trabalhar. O fundamento de seu pedido, segundo ele, é para não “quebrar o Brasil”.

O discurso causou revolta em todos os especialistas de saúde, e um grande atrito entre o Presidente e alguns governadores, que disseram, que apesar do discurso do Presidente, seguirão com a quarentena normalmente, sem mudar nada, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Segundo Bolsonaro, as pessoas que não correm o risco poderiam voltar para a rotina normal, e manter em quarentena apenas as pessoas do grupo de risco.

Lembrando que Idosos e pessoas com doenças como diabetes, pressão alta ou baixa, problema de respiração ou cardíaco, são as pessoas com mais chances de morte se contraírem o vírus. Outro detalhe importante é que a doença tem uma taxa de contágio muito alta, e pode ser transmitida de uma pessoa contaminada, para uma não contaminada.

PARTICIPE DA ENQUETE SOBRE O APOIO A BOLSONARO

Todo cuidado é pouco

Independente de tudo, o melhor a se fazer em um momento desses é manter o cuidado. Se você conseguir, fique em casa. Só saia se for extremamente necessário. Se você for para um local como farmácia, ou mercado, vá apenas uma pessoa da família, para evitar maior exposição ao vírus, e também aglomerações.

Higiene é tudo! Lave bem as mãos, diversas vezes ao dia, e ao sair, utilize álcool gel. Cuide também de sua alimentação e de sua saúde mental. Em quarentena, procure encontrar atividades que tragam prazer e não fique só focado em saber notícias sobre a doença. Foque em outras coisas.

Cuidado com sua imunidade. Como comentado, pessoas com imunidade baixa, tem uma maior probabilidade de pegar o vírus e ter pioras clínicas, podendo chegar a óbito. Por isso a alimentação voltada para uma melhor imunidade é uma boa alternativa. Exercite-se, alimente-se bem e durma bem!

Compartilhe conteúdos positivos com seu grupo de amigos, mantenha-se positivo e ativo! Nós vamos superar esse problema de saúde!

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments