Últimas notícias do dia

Pandemia do Coronavírus

0

Uma nova palavra vem chegado ao nosso dicionário popular: PANDEMIA. Esta é a palavra usada para relatar uma enfermidade epidêmica amplamente disseminada. Ou seja, quando um vírus foge do controle e se dissemina por todos os lugares.

E o que mais temíamos, aconteceu: o vírus atingiu nosso amado país. E agora tudo o que ouvimos, lemos e nos informamos é relacionado a esta pandemia do coronavírus. E os números só aumentam, dia a após dia vemos novos números de pessoas infectadas.

A preocupação das autoridades, é que a pandemia do coronavírus chegue a números não controláveis e que desencadeie um surto no sistema de saúde. Até por que todos sabemos que nosso país não está preparado para receber epidemias tão disseminadas como esta.

O que é o Coronavírus?

pandemia

O vírus é de uma família de vírus que possuí um formato de coroa, e ele é conhecido desde 1960. Eles causam basicamente infecções respiratórias e já provocaram outras doenças como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), e a Mers (Sídrome respiratória do Oriente Médio.

Os sintomas do coronavírus, que recebeu a nomenclatura de Covid-19, são muito similares a um resfriado ou gripe. A Covid-19 foi descoberta bem no finalzinho de dezembro, na China.

Como é a transmissão do Coronavírus?

pandemia
Escolas e Faculdades começam a fechar devido a pandemia de coronavírus. Foto: reprodução REUTERS

A pandemia do coronavírus ficou de uma proporção tão grande, por causa da facilidade da transmissão e pela velocidade que ela acontece. Apesar da transmissão massiva, a porcentagem de letalidade da pandemia, é muito menor que sua transmissão.

Já que a transmissão é na teoria o principal problema, temos que saber como impedir essa transmissão. Só que antes disso, precisamos do conhecimento de como a transmissão é realizada, para poder combatê-la da melhor forma.

A transmissão do coronavírus se dá basicamente de três formas:
– Pelas vias respiratórias, através do ar e de gotículas de espirros ou de falas de pessoas infectadas;
– Por contato físico, quando as gotículas ficam em contato com as mucosas dos olhos, nariz e boca, e também por meio de contatos aproximados como beijos e abraços, troca de aperto de mãos com uma pessoa infectada;
– Superfícies contaminadas, onde pessoas fazem o contato com essas áreas infectadas através do contato de pessoas que estão com o vírus e por ali deixaram gotículas com o mesmo.

Como prevenir a pandemia do coronavírus?

Uma das coisas mais importantes que devemos saber é que é de extrema importância ter essas informações de como contribuir para parar com a disseminação do vírus.

Cuidar para que o vírus não se propague mais e que aumente ainda mais essa pandemia, é além de um cuidado pessoal, um cuidado coletivo. Mas para fazer isso de forma eficiente, precisamos saber as informações corretas para colocar em prática.

Alguns cuidados são importantíssimos, como lavar as mãos corretamente, higienizar móveis, corrimões, maçanetas e outros locais onde possam ter contato externo.

Outros cuidados como ao tossir, não usar as mãos para “interromper” a tosse, utilizar o antebraço para isto, e o mesmo vale para os espirros, sempre proteger com o antebraço, e nunca com as mãos.

Outra informação muito importante é quanto aos grupos mais afetados a esta pandemia, que são idosos e crianças. Outra medida de prevenção muito importante é diminuir e muito as saídas de casa deste grupo de pessoas. Sair apenas em extrema necessidade, para não se expor ao vírus.

Então, se você tem acima de 50 anos, o ideal é ficar recluso, e também manter distância de crianças, pois nestes dois grupos a transmissão é realizada com muito maior facilidade, devido a variação da imunidade e de doenças que os dois grupos possuem.

Há vacina contra o coronavírus?

pandemia

A verdade é que ainda não existe uma vacina ou um tratamento específico contra esta pandemia. Países como Rússia, China, e Estados Unidos estão em pesquisas avançadas para criar uma vacina contra o vírus.

Mas as pesquisas em todo o mundo estão avançando neste sentido, tudo indica que em breve teremos alguma notícia sobre uma possível vacina para combater o coronavírus.

Álcool Gel funciona mesmo contra esta pandemia?

pandemia

Outro cuidado que as pessoas estão tomando em relação a pandemia do coronavírus é utilizar o álcool gel para proteção e cuidados contra a contaminação do vírus. Porém o que muitas pessoas acabam se perguntando, é se realmente o álcool gel é eficiente para eliminar, ou manter longe o contágio do vírus.

Conforme comentamos anteriormente, há três formas principais do contágio com o coronavírus, e estes principais podem sim ser evitados se usarmos o álcool gel. Porém não se desespere e corra para a próxima farmácia para comprar um.

Apesar do álcool gel ser eficiente para isto, tão eficiente quanto pôde ser o simples fato de lavar bem as mãos. Então se você possui água corrente em casa, e sabão, ou detergente, sabonete, fique tranquilo que suas mãos estarão limpas e a salvo também.

Coronavírus no Brasil: balanço de casos confirmados

Como comentamos no início desta matéria, a cada dia sobe o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19), e o nosso país tem provado a disseminação rápida do vírus. Em 11/03 o total de casos confirmados era de 52.

Atualmente, no dia desta matéria, já passamos de 200 casos confirmados, fora os que continuam em avaliação, e que estão sendo refeitos os testes para afirmar a veracidade da contaminação pelo coronavírus.

Apesar da rápida proliferação do vírus, não temos nenhuma confirmação de morte pelo coronavírus no Brasil. O que não podemos dizer no restante do mundo. No total temos um número expressivo de pessoas contaminadas: 179.073 pessoas até o momento, e destas 7.074 pessoas já morreram.

No brasil, dos 200 casos já confirmados pelo ministério da saúde, 1 pessoa conseguiu recuperação total do vírus e não possui mais os sintomas, nem porta mais o vírus. Ou seja, ainda são 199 casos com o coronavírus.

Acompanhar a pandemia do coronavírus ao vivo em tempo real

pandemia

Com o aumento repentino da pandemia do coronavírus é importante estar informado sempre a respeito da evolução do vírus no Brasil e no mundo.

Pensando nessa necessidade especialistas do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade de Hopkins, nos Estados Unidos, criaram uma plataforma online para monitorar a evolução do vírus no mundo em tempo real.

Essa plataforma mostra os casos confirmados em todo o país, além de dados importantes como número de mortes (por país e no geral), dados também sobre casos recuperados já do coronavírus.
Para acessar em tempo real e saber quantas pessoas já estão com o coronavírus é só acessar abaixo.

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL AO VIVO

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments