Últimas notícias do dia

Tarifa Branca: Sua conta de luz bem mais barata, veja como participar!

0

Foi lançado neste ano um novo programa de auxilio as pessoas que utilizam a energia elétrica em todo o país. O programa chamado de Tarifa Branca, visa contribuir na redução dos custos de energia elétrica.

Mas antes de entenderemos a fundo, vamos a alguns dados e informações. Nas épocas de verão, as contas de energia elétrica aumentam drasticamente, devido ao alto consumo, atrelado ao calor, que faz com que as pessoas utilizem mais ventiladores, ar condicionados, e outros aparelhos elétricos para reduzir a sensação de calor.

Porém é na época de verão, também que os reservatórios de água, que muitas vezes são responsáveis por gerar energia através da água, estão secos ou em baixa. Este acontecimento faz com que as companhias elétricas aumentem o custo da energia em determinados dias e horários.

Estes dias e horários que fazem com que as contas de energia saltem drasticamente para o consumidor de forma geral. Por isto a criação deste movimento de tarifa branca, que vista diminuir os custos de energia para quem utiliza em horários de maior economia.

Alto Custo da Energia Elétrica

tarifa branca

Nos últimos anos, vemos crescer de forma repentina e constante o custo da energia elétrica em diversos estados e cidades. Isso se dá por diversos fatores, entre eles, a constante inflação que vemos sofrendo nos últimos anos. O cenário político influencia e muito na economia, fazendo com que contas, como a de luz, aumentem repentinamente.

Outro fator de extrema importância, é a seca, que em alguns estados é mais elevada em determinada época do ano. A seca dos rios, a falta de chuva encarece o custo da geração de energia, e este aumento é diretamente repassado ao consumidor!

Horários para ter desconto na conta de luz

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a tarifa branca define os seguintes horários que influenciam nos valores da energia:

– De 0h às 17h: fora de ponta;
– Das 17h às 18h: intermediário;
– Das 18h às 21h: ponta;
– Das 21h às 22h: intermediário;
– Das 22h às 24h: fora de ponta.

Nos horários ponta e intermediários, a energia é mais cara. Fora de ponta, é a mais barata. Já nos feriados e nos fins de semana o valor utilizado pelas companhias será o fora de ponta.

Adesão a Tarifa – Conta de Luz com desconto

Para aderir a tarifa branca é necessário entrar em contato com a empresa responsável pela energia elétrica em sua região e sinalizar a vontade em mudar. A companhia energética tem até 30 dias para fazer a instalação do novo medidor de energia (sem custo).

Você poderá ainda, optar por regressar a tarifa normal, e a empresa terá também 30 dias para voltar a cobrar pela tarifa normal.

Porém, deve-se ter em mente que a adesão a tarifa branca pode sair como “um tiro pela culatra”, pois se o consumidor, cre que vai conseguir economizar luz nos horários propostos e não consegue atingir o objetivo, os valores podem sair mais caros, que se tivesse na tarifa comum.

Simulação da Tarifa Branca

Visando auxiliar o consumidor a entender como funciona a Tarifa Branca, a a ENEL, criou um simulador de tarfias, onde você pode selecionar o tipo de imóvel que será simulado, como por exemplo: Residencial, Comercial, Industrial ou Rural.

Depois de selecionar o tipo de imóvel utilizado para o cálculo, você deverá selecionar os aparelhos elétricos utilizados neste imóvel, junto com a frequência de uso do mesmo. E logo após o tempo de uso que o aparelho elétrico permanece ligado. Essas informações irão fazer uma simulação aproximada do consumo de energia.

IMPORTANTE: O simulador é apenas um indicativo de tarifa baseado nos hábitos de consumo que você irá informar. Os valores ali apresentados, não consideram as bandeiras tarifárias nem os impostos e taxas.
Para acessar o Simulador clique aqui
E você, o que achou deste programa de Tarifa Branca? Gostou? Se adapta aos seus hábitos de consumo de energia?

Desconto na conta de luz? Veja como se cadastrar aqui para a Tarifa Social, programa do governo que possibilita descontos mensais na sua conta de luz.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments