Últimas notícias do dia

UBS – Unidades Básicas de Saúde do Brasil – Oportunidades de Emprego

3

As Unidades Básicas de Saúde são responsáveis por cuidar de uma grande maioria da população que não possui convênio médico e não encontra outra forma de conseguir tratar de seus problemas de saúde.

As UBS estão espalhadas praticamente em todos os municípios brasileiros e possui uma estrutura completa para cuidar, tratar e ajudar pessoas com necessidades em determinadas áreas da saúde.

Na UBS é possível receber tratamentos básicos gratuitos em pediatria, geriatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. São realizadas inúmeras ações diariamente, como consultas médicas, inalações, medições de pressão, curativos, vacinas, coleta de exames, injeções, tratamento de dentes e encaminhamento para outras especialidades.

Saúde no Brasil

ubs

O sistema de saúde básico no Brasil vem melhorando com o passar dos tempos. Porém há muitas cidades, estados que ainda possuem um sistema básico de saúde ruim ou péssimo. Muito disso se dá pela falta de profissionais qualificados para desempenhar a função, e outras vezes pela falta de equipamentos básicos para os mesmos trabalharem.

Entretanto, há cidades onde a saúde pública consegue ser melhor que a privada, com uma estruturação e organização muito bem desenvolvida, o que facilita o fluxo de trabalho, e ajuda milhares de pessoas que precisam diariamente de cuidados da saúde pública brasileira.

O governo federal, tenta por meio de ações e novas contratações suprir as novas necessidades do SUS, e por isso, faz contratações constantes para as UBS e para as demais áreas de atendimento do SUS. Além disto, constantemente são realizadas ações sociais e educativas para melhorar a prevenção da saúde do povo brasileiro.

Entendendo a diferença entre UBS, USF e UPA

Há uma enorme diferença entre estas siglas, ainda que muita gente nem saiba o significado, cada uma possui o seu, e é importante saber quais são para quando se necessitar de um destes serviços, saber a qual recorrer!

UBS, como dissemos anteriormente, trata-se da Unidade Básica de Saúde, e possui em praticamente todos os bairros das cidades atendidas pelo sistema.

USF, trata-se da Unidade de Saúde Familiar, onde é realizar um acompanhamento de pacientes, é o caso de pacientes com doenças crônicas, como por exemplo, diabetes e hipertensão. Outro trabalho da equipe das USF é o acompanhamento e a prevenção de doenças através dos agentes comunitários de saúde e assistentes sociais.

Já as UPA’s como são chamas as Unidades de Pronto Atendimento, atuam em um modelo um pouco diferente, atendendo pacientes 24 hrs , onde atuam em problemas de média complexidade. Nas UPA’s o paciente é avaliado por grau de risco e conforme for a sua classificação ele será atendido dentro da própria UPA, ou será encaminhado então para um dos hospitais do SUS.

Funções de quem trabalha na UBS

ubs

É através das UBS que são reconhecidas, diagnosticadas e curadas, muitas doenças em estágio inicial. Os médicos das UBS estão preparados para cuidar e tratar de doenças, além de encaminhar a outros especialistas em caso de doenças mais graves.

Numa UBS pode ser feito:

– Curativos
– Inalações
– Vacinas
– Coleta de exames laboratoriais
– Tratamento odontológico
– Medicação Básica
– Encaminhamentos para atendimentos especializados, e muito mais….

Oportunidades de Emprego

Além da gama de profissionais da saúde, responsáveis por cuidar, tratar e ajudar milhares de pessoas, as UBS precisam de outras pessoas para trabalhar e ajudar neste processo. São outros profissionais, como faxineras, auxiliares de limpeza, recepcionistas, motoristas, auxiliar de ambulância, e profissionais para cuidar de assuntos da estrutura da UBS.

Sempre há uma oportunidade de emprego surgindo, e com isso ampliando novos horizontes até mesmo para quem frequenta a UBS.

As vagas neste sentido não necessitam de nenhuma especificação única, a não ser que na descrição da vaga esteja isso alinhado. Porém para todo emprego, é necessário estar preparado e saber lidar nas mais adversas situações.

Agente comunitário de saúde

Outra vaga bastante recorrente nas UBS são os agentes comunitários de saúde, que fazem vistorias, visitas e auxiliam os profissionais de medicina, como enfermeiros, médicos nas consultas a domicílio, em ações no bairro para vacinas, tratamentos e outros.

Os agentes comunitários podem realizar diversas funções em conjunto com a comunidade. O trabalho não exige muito conhecimento, e pode ser desempenhado por qualquer pessoa com carisma, carinho e atenção. Para ser um agente comunitário, em primeiro lugar, deve-se gostar de pessoas e de ajudar.

Salário do agente comunitário de saúde

Os salários dos agentes comunitários podem variar conforme local do país onde a função é desempenhada, também com as responsabilidades do cargo. Mas geralmente os salários variam entre R$ 1428,95 à R$ 3.210,00.

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernanda de Oliveira
Fernanda de Oliveira
8 meses atrás

Como faço pra me inscrever

Giovana Benedetti
8 meses atrás

Tenho muito interesse e horario total disponível

Carmen sandra n.carlos
Carmen sandra n.carlos
6 meses atrás

Minha paixâo é ária da saúde