Últimas notícias do dia

Brasileiros já estão se contaminando com o Coronavírus

© Reuters
0

Novamente um vírus está amedrontando pessoas em todo o mundo, desta vez é o Coronavírus, que surgiu na China, em Wuhan, mas que já foi confirmado em mais de 12 países por todo o mundo.

A organização mundial da saúde , a OMS, ainda não quis declarar a situação atual como uma emergência mundial. Porém todos os países, atingidos ou não, indiretamente, ou não pelo vírus, estão em atenção total.

Suspeitas do Coronavírus no Brasil

coronavirus
Foto: Kin Cheung/AP

O vírus está se propagando a uma velocidade muito alta, e já fez muitas vítimas fatais na China. No brasil, foram encontradas até o momento, cerca de 5 possíveis suspeitas, que estão sendo analisadas de perto pelo ministério da saúde.

Estes 5 possíveis suspeitos da contração do vírus Coronavírus, estão espalhados por 4 estados brasileiros (São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais). Até o momento não foram confirmadas que estas 5 possíveis suspeitas tenham contraído o vírus citado.

Coronavírus no Mundo

coronavirus

Conforme comentamos anteriormente, o vírus surgiu na China, mais precisamente em Wuhan, mas rapidamente se espalhou por boa parte da China, onde em seguida foi feito um plano de contenção do vírus.

A cidade de Wuhan foi isolada em quarentena, e os acessos da cidade foram fechados, sem poder entrar ou sair. Os transportes públicos e demais serviços neste sentido foram bloqueados por tempo indeterminado.

Porém, especialistas comentam que o isolamento foi feito muito tardio, levando em conta a velocidade em que o vírus se espalhou por Wuhan. Inclusive o próprio prefeito da cidade, falou em um programa local, que este foi o erro até o momento.

E como as pessoas que possivelmente foram contaminadas pelo vírus tiveram contato com outras pessoas, viajaram, ou se deslocaram para outras cidades, o efeito foi dominó.

Outros países receberam o vírus mesmo sem querer. No total são cerca de 12 países onde já foram confirmados a suspeita do Coronavírus. Entre eles estão:

– China: 2744 casos
– Hong Kong: 6 casos
– Macau: 5 casos
– Taiwan: 3 casos
* estes são territórios autônomos da China
– Tailândia: 7 casos
– Austrália: 4 casos
– Malásia: 4 casos
– Singapura: 4 Casos
– França: 4 casos
– Japão: 4 casos
– Coreia do Sul: 3 casos
– Estados Unidos: 5 casos
– Vietnã: 2 casos
– Arábia Saudita: 1 caso
– Nepal: 1 caso
– Canadá: 1 caso

Medidas e Contravenções impostas pelos governos

coronavirus

Ainda que não haja confirmação ainda em boa parte do mundo, líderes mundiais e responsáveis pelo setor da saúde e contaminação de diversos países já tomaram a iniciativa de entrar no combate e na prevenção do Coronavírus.

Alguns países limitaram ou proibiram voos até a China, ou da China até seu país, na esperança de houver uma contenção maior. Outros países formaram um força-tarefa, onde cada voo está sendo analisado, e os passageiros são submetidos a exames rápidos para fazer uma possível constatação prévia do Coronavírus.

Coronavírus similar a outros vírus

Apesar do surgimento do vírus ser breve e ter pego muitas pessoas desprevenidas no contexto de entender o vírus e saber como ele age, quais são seus princípios ativos e em quais circunstâncias ele pode causar morte, cientistas e profissionais da saúde de todo o mundo já estão se unindo, para além de constatar estas informações, poder entender mais sobre o Coronavírus.

Segundo o Ministério Brasileiro da Saúde, o Coronavírus é um vírus similar a outros que já foram identificados em décadas anteriores.

Os vírus citados pelo ministério da saúde, são o Sars e Mers, dois vírus que trouxeram uma síndrome respiratória. Esse vírus chegou a matar 858 pessoas das 2.494 que foram identificadas com o mesmo.

Até o momento o surgimento do vírus é visto com cautela, porém o ministério da saúde afirmou que não podemos gerar pânico na população. E que quando houver algum risco de transmissão do vírus, as pessoas serão informadas de tal possibilidade, mas que até o momento não há este risco.

Sintomas provocados pelo vírus

coronavirus

O primeiro passo para entender mais sobre o vírus, é saber quais os possíveis sintomas que ele pode causar. Isso evita por exemplo, em caso de contágio, que a pessoa venha rapidamente a óbito, se conseguir identificar os sintomas e procurar imediatamente um sistema de saúde.

Os cientistas acreditam que a fonte primária do vírus, seja animal, uma das hipóteses está no mercado de animais vivos, e carnes de diversos animais, como peixes, carne bovina, etc.

Porém o vírus se transmite entre os humanos, e pode ser transmitido das mais diversas formas, visto que a principal forma de ele atingir é pela via aérea, pelo contato entre as mãos, e etc.

coronavirus
© Reuters

Os principais sintomas da pessoa que contraiu o vírus, são: a falta de ar e dificuldade de respirar, tosse, aperto no peito, febre alta e forte, líquido nos pulmões que caracteriza como uma pneumonia viral.

Até o momento não há uma medicação específica ou um anti-vírus, por isso o importante é sempre procurar a emergência mais próxima e constatar os sintomas que você apresenta, para que possa ser levado em consideração os fatores determinantes para este vírus.

Os cientistas de todo o mundo estão trabalhando em conjunto para encontrar um “antídoto”, ou uma forma de prevenir que este vírus perigoso se espalhe mais e mais pelo mundo. Até o momento não há nada concreto, e informações sobre este vírus podem surgir a qualquer momento.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments