Enquete: Ficar em casa ou ir trabalhar? Vote aqui

Ficar em casa ou ir trabalhar? Essa é a nova questão que está surgindo nas discussões locais, e de grupos de whatsapp. Logo após o pronunciamento do Sr Presidente da República, a discussão tomou força em diversas esferas da nossa sociedade.

VERIFIQUE AQUI OS NÚMEROS DE CORONAVÍRUS NO BRASIL

Ficar em casa ou ir trabalhar?

ficar em casa

Ficar em casa e assegurar a saúde de você ou de sua família? Mas como fazer isso sem ter a certeza de um rendimento mensal para manter a família? Pagar contas, comprar comida, pagar aluguel, e muitas outras obrigações da vida moderna entram em cheque! Como conseguir arcar com essas responsabilidades, se não podemos ir trabalhar?

[yop_poll id=”2″]

Em contra-partida, fica a dúvida de ir trabalhar ou não? Por que sair para trabalhar quer dizer se arriscar e se expor ao vírus do coronavírus. Mesmo que você não esteja no grupo de risco, sair para a rua pode aumentar seu risco e colocar também em risco sua família.



Então, com a ameaça do vírus que é altamente contagioso, que se propaga numa velocidade que nem as autoridades mais poderosas conseguem conter. O fato é que o vírus conseguiu desestabilizar as maiores potências mundiais.

Além da crise de saúde desencadeada em todo o mundo, o coronavírus criou crises econômicas, isso por que as pessoas devem ficar em casa e evitar trabalhar. Isso aconteceu em lugares como China, Itália, França e em outros lugares.

Os mais atingidos ao ficar em casa

ficar em casa

Porém essa quarentena vem afetando tanto quem fica em casa, como quem não fica. Há grupos e setores indispensáveis para conter a proliferação do covid-19. São pessoas que trabalham na área da saúde, segurança, na área de abastecimento, mercados, peixarias, fruteiras, entre outros setores.

Essas pessoas além de estarem expostas ao vírus e a possibilidade de ser contagiada pelo covid-19, estão na linha de frente para combater essa pandemia.

Além deste grupo, as pessoas que estão em casa, e que não são amparadas pelo governo de alguma forma, são as que mais sofrem.

Profissionais liberais, autônomos, comerciantes individuais, camelôs, vendedores, e outros profissionais que trabalham nas ruas, estão sendo golpeados duplamente por essa pandemia. Não podem sair para trabalhar, e por este motivo não conseguem gerar renda para sobreviver.

Principalmente as classes mais pobres, que dependem de trabalhos informais, trabalhos de contato com o povo estão sendo afetadas pela pandemia de forma econômica. E o que fica no ar agora é a pergunta de como o governo fará para auxiliar essas pessoas.

O governo federal, já lançou umas “pré-medidas”, para esse problema. Uma delas, anunciada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, é a criação de um voucher do coronavírus.

Esse voucher seria pago para esses trabalhadores informais, por 3 meses, num valor estimado, em primeira instância, de R$ 200,00 por mês, porém recentemente o governo vem discutindo a possibilidade de aumentar o valor do voucher para R$ 500,00 por mês.

Ficar em casa ajuda?

Ficar em casa foi uma medida que os órgãos de saúde de todo o mundo encontraram como uma forma para combater a propagação do vírus. Porém apesar dos esforços, o vírus segue se alastrando por todos os países do mundo.

Alguns países possuem uma quantidade menor de pessoas infectadas, e por terem tomado as medidas indicadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), estão conseguindo vencer a batalha.

A Itália, por exemplo, demorou a reagir contra o vírus, e agora os profissionais de saúde lutam diariamente para salvar as pessoas infectadas. E pedem veementemente para que as pessoas fiquem em casa. Ficar em casa é a forma que a China encontrou para parar a propagação do vírus.

Ir Trabalhar Resolve algo?

O fato de ir trabalhar soluciona um problema que também é grave: a economia individual e do nosso país. Problemas na economia também podem matar, pessoas que lutam diariamente para conseguir um dinheiro para comprar a comida do dia-a-dia.

Há pessoas que não conseguem trabalhar em casa, que precisam do público, que precisam sair as ruas para conseguir o dinheiro do dia, para conseguir colocar feijão na mesa de sua família.

E apesar de até a exata data de hoje já termos arrecadado 631 BILHÕES de reais em impostos, o governo se esquiva na alternativa de conseguir ajudar essas pessoas mais necessitadas, na ideia de conseguir salvar a economia do país.

Há pessoas que preferem o risco de ser infectado, ao ver um filho em casa chorando com a barriga vazia, sem saber se amanhã conseguirá prover o alimento diário de sua família. E para estes dois males, precisamos de um posicionamento coerente dos nossos governantes.

Nós enquanto cidadãos, pagamos nossos impostos, ajudamos nosso país até em momentos que não podemos. Porém quando é o contrário ficamos novamente nas mãos do poder público?

O recado que temos a dar a você, é: Se você pode, fique em casa,e se você não pode ficar, e precisa ir trabalhar, CUIDE-SE, cuide de sua família, tome todas as medidas indicadas pelas autoridades de saúde.

Independente de qualquer coisa, essa crise de saúde e de economia, vai passar, como tudo. A questão é o efeito que ela vai nos causar enquanto ela estiver passando. Por isso cuide-se e cuide dos outros, ter empatia num momento destes é primordial para salvar vidas.

Se você tiver a possibilidade de ajudar alguém, ajude! Doe um pouco, faça algo por alguém, seja altruísta e colabore para enfrentarmos melhor essa pandemia de coronavírus!

 

1 comentário em “Enquete: Ficar em casa ou ir trabalhar? Vote aqui”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima